Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Área do conteúdo

Matriz Curricular

Disciplinas obrigatórias

Física do Solo (Cód. AKP8000; 7 créditos)
Professores: Raimundo Nonato de Assis Júnior e Jaedson Cláudio Anunciato Mota.
Ementa: Objetivos. Introdução. Textura e Estrutura do Solo. Consistência do solo. Água no solo: conteúdo e potencial. Movimento da água no solo saturado e não saturado. Infiltração. Regime hídrico do solo. Aeração. Movimento de gases no solo. Regime térmico do solo. Amostragem de solo. Caracterização analítica das propriedades físicas do solo.

Química do Solo (Cód. AKP8100; 7 créditos)
Professores: Maria Eugenia Ortiz Escobar e Gabriel Nuto Nóbrega.
Ementa: São estudadas a composição e os atributos químicos do solo. O programa compreende o estudo de  conceitos e princípios básicos de química e termodinâmica, relacionando-os a processos que ocorrem entre componentes da atmosfera do solo, da água do solo e dos sólidos coloidais  orgânicos e inorgânicos do solo. Também são estudadas as condições de oxiredução. Retenção de cátions e ânions. Reação do solo. Solos ácidos e calagem. Solos afetados por sais e principais contaminantes do solo e águas. Os metais pesados. Resíduos orgânicos. Alguns mecanismos de inativação de poluentes em solos que podem influenciar no desenvolvimento das plantas e qualidade do ambiente.

Seminários (Cód. AKP8090; 2 créditos)
Professor: Anualmente o programa define um dos professores de seu quadro para coordenar a disciplina.
Ementa: Introduzir temas que tratem de assuntos relacionados às ciências agrárias e aos problemas ligados à atividade agronômica dentro do contexto político, econômico e social da atualidade. As palestras são ministradas pelos próprios alunos do curso e por profissionais de reconhecido conhecimento e experiência comprovada em áreas de interesse agronômico e ambiental. O conteúdo é determinado a cada semestre, segundo os temas e palestrantes convidados.

Disciplinas optativas

Adubos e Adubação (Cód. AKP7166; 3 créditos)
Professor: Helon Hébano de Freitas Sousa
Ementa: Acidez e alcalinidade dos fertilizantes minerais. Classificação de adubos e corretivos. Situação da produção nacional de fertilizantes. Adubação e adubos minerais contendo macronutrientes. Adubação e adubos minerais contendo micronutrientes. Uso de corretivos no solo. Adubação e adubos orgânicos. Determinação da necessidade de adubação. Aspectos econômicos da adubação.

Atividade Biológica e Biotecnologia do Solo (Cód. AKP8110; 4 créditos)
Professores: Paulo Furtado Mendes Filho e Arthur Prudêncio de Araujo Pereira.
Ementa: O solo como habitat para os organismos: aspectos gerais da micro, meso e macrobiota edáfica. Impactos das mudanças climáticas globais sobre a biota do solo. Indicadores biológicos da qualidade do solo. Introdução à biotecnologia do solo. As simbioses microbianas e seu potencial de uso na agricultura sustentável. Inoculantes biológicos. Xenobióticos e a atividade biológica edáfica. Fundamentos e aplicação em biorremediação do solo. Extremos biológicos e extremofilia: potencial biotecnológico para o solo. Métodos analíticos aplicados à biotecnologia do solo.

Dinâmica da Matéria Orgânica em Sistemas de Manejo do Solo (Cód. AKP8040; 4 créditos)
Professor: Julius Blum.
Ementa: O ciclo global do carbono. Origem da matéria orgânica do solo. Constituintes da matéria orgânica do solo. Processos de decomposição, mineralização e humificação da matéria orgânica. Bioquímica da humificação. Compartimentos da matéria orgânica do solo. Extração, fracionamento e caracterização da matéria orgânica do solo. Métodos bioquímicos, isotópicos e espectroscópicos no estudo da matéria orgânica do solo. Fatores que influenciam a dinâmica de matéria orgânica do solo. Características da matéria orgânica e as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Matéria orgânica e qualidade do solo em agroecossistemas tropicais. Dinâmica da matéria orgânica em regiões semiáridas. Interação matéria orgânica–xenobióticos. Modelagem da matéria orgânica no solo.

Ecofisiologia de Plantas no Semiárido (Cód. ADP8033; 3 créditos)
Professor: Claudivan Feitosa de Lacerda.
Ementa: Ecofisiologia Vegetal, com ênfase nos agro e ecossistemas do semiárido. A planta no ecossistema do semiárido. As populações e o ambiente. Fluxo de energia e matéria no ecossistema do semiárido. Água na planta e no ecossistema do semiárido. Ecologia de sementes no semiárido.Desenvolvimento morfofisiológico de plantas no semiárido. Análise de crescimento.

Fertilidade do Solo (Cód. AKP7066; 3 créditos)
Professor: Helon Hébano de Freitas Sousa
Ementa: Propriedades químicas, físicas e biológicas do solo importantes para a fertilidade. Absorção de nutrientes pelas plantas: mecanismos de absorção e processos de contato nutriente/raiz. Fatores que afetam a produção da planta cultivada. Os colóides do solo. A reação dos solos. A matéria orgânica do solo. Os macronutrientes no solo. Os micronutrientes no solo. Avaliação da fertilidade do solo.

Frutíferas: calagem, adubação e nutrição (Cód. ACP8131; 3 créditos)
Professores: Márcio Cléber de Medeiros Correa e Willian Natale
Ementa: Estudo das plantas frutíferas no cenário nacional e internacional. Utilização de ferramentas agronômicas como a análise de solo e de tecido vegetal para diagnosticar o estado nutricional das plantas. Reflexão sobre a calagem para as plantas frutíferas e suas particularidades. Fundamentação e particularidades do uso e manejo dos fertilizantes nos pomares de frutas. Estabelecimento das relações entre os nutrientes e a qualidade dos frutos. Construção da relação benefício/custo da aplicação de insumos em plantas frutíferas.

Fundamentos de Microbiologia e Bioquímica do Solo (Cód. AKP8120; 4 créditos)
Professores: Paulo Furtado Mendes Filho e Arthur Prudêncio de Araujo Pereira.
Ementa: Introdução à microbiologia do solo. Grandes grupos microbianos e suas funções no solo. Metabolismo microbiano. Papel dos microrganismos nos principais ciclos biogeoquímicos. Aspectos microbianos da decomposição da matéria orgânica e poluição orgânica no solo. Ecologia microbiana da rizosfera. Fixação biológica do nitrogênio atmosférico. Micorrizas. Atividade microbiana na recuperação de áreas degradadas.

Gênese e Classificação do Solo (Cód. AKP8020; 6 créditos)
Professores: Ricardo Espíndola Romero e Raul Shiso Toma.
Ementa: Introdução à Pedologia e seus conceitos básicos. Morfologia do solo. Noções de mineralogia e petrologia. Intemperismo. Produtos do intemperismo. Fatores pedogenéticos. Processos pedogenéticos. Histórico da classificação de solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS). Atributos diagnósticos e outros atributos. Horizontes diagnósticos de superfície e subsuperfície. Características gerais e gênese das diferentes classes de solos.

Levantamento de Solos (Cód. AKP8030; 5 créditos)
Professores: Jaedson Cláudio Anunciato Mota e Raul Shiso Toma.
Ementa: O solo como componente da paisagem. Conceito de solos e terras. Levantamento de solos: métodos, tipos e limitações. Mapeamentos (naturais e técnicos). Bases para os levantamentos de solos. Introdução ao mapeamento digital de solos. Levantamentos de solos e o planejamento agroambiental.

Manejo da Irrigação no Semiárido (Cód. ADP7655; 3 créditos)
Professor: Thales Vinícius de Araújo Viana.
Ementa: Conceitos. Necessidade hídrica das culturas: evapotranspiração de referência, evapotranspiração da cultura, coeficientes de cultivo. Métodos de manejo da irrigação com base no solo, na planta e no clima. Manejo computadorizado da irrigação. Requerimentos de lixiviação para controle da salinidade. Avaliação da uniformidade e da eficiência de irrigação. Funções de produção. Automação do controle das irrigações. Manejo da irrigação em cultivo protegido.

Manejo e Conservação do Solo e da Água (Cód. AKP8050; 4 créditos)
Professores: Mirian Cristina Gomes Costa e Julius Blum.
Ementa: Agricultura, sustentabilidade e meio ambiente. Erosão do Solo. Estimativas do escoamento superficial e perda de solo. Modelagem de perda de solo e água. Pesquisas em erosão. Matéria orgânica e ciclagem de nutrientes. Dinâmica físico-estrutural do solo. Manejo de solos em áreas irrigadas. Recuperação de áreas degradadas. Poluição do solo e da água.

Metabolismo do Nitrogênio Inorgânico em Plantas (Cód. CIP5622; 3 créditos)
Professor: Joaquim Albenísio Gomes da Silveira.
Ementa: As principais transformações do nitrato na planta. Redutase de nitrato e redutase de nitrito. Fixação simbiótica de N2. Vias da assimilação de NH3. Glutamina sintetase, glutamato sintase, glutamato desidrogenase e outras enzimas da assimilação de amônia. O ciclo da uréia. O ciclo da ornitina. Via de produção e degradação de prolina. Ciclo fotorrespiratório do N. Vias produtoras de amônia. Turnover de proteínas e pool de aminoácidos livres.

Metodologia Científica (Cód. AKP8009; 3 créditos)
Professor: Raimundo Nonato de Assis Júnior.
Ementa: Aspectos gerais da filosofia da ciência. O conhecimento científico e outras formas de conhecimento. O método científico. Lógica da ciência. Linguagem da ciência. A pesquisa científica. Planejamento da pesquisa. Redação científica.

Nutrição Mineral de Plantas (Cód. AKP8080; 4 créditos)
Professor:
Ementa: O solo como fonte de nutrientes às plantas, absorção, assimilação, transporte e redistribuição de nutrientes na planta, participação dos macro e micronutrientes no metabolismo das plantas, exigências nutricionais das plantas, diagnose do estado nutricional das plantas e cultivo das plantas em sistema hidropônico.

Projetos Especiais em Ciência do Solo (Cód. AKP8070; 4 créditos)
Professor:
Ementa: Desenvolver pesquisas bibliográficas de assuntos/temas de relevância para a ciência do solo, em especial no contexto fertilidade/química/ambiência. Desenvolver pesquisas em condições de campo/casa de vegetação, envolvendo os solos agrícolas, com o objetivo de complementar a formação do profissional do aluno no campo da investigação científica.

Química Ambiental (Cód. AKP8007; 4 créditos)
Professora: Maria Eugenia Ortiz Escobar
Ementa: Introdução à Química Ambiental. Ciclos Biogeoquímicos. Química da Água e Conceitos de Poluição. Química da Atmosfera e Conceitos de Poluição. Química do Solo e Conceitos de Poluição.

Recuperação de Áreas Degradadas (Cód. AKP8060; 4 créditos)
Professora: Mirian Cristina Gomes Costa.
Ementa: Conceituação e caracterização de áreas degradadas. Conhecimento de propriedades químicas e mineralógicas do solo para caracterização de áreas degradadas. Conhecimento de propriedades físicas do solo para caracterização de áreas degradadas. Conhecimento de propriedades biológicas do solo para caracterização de áreas degradadas. Atividades de mineração – Drenagem ácida de rochas; Avaliação da Drenagem ácida de rochas; Técnicas de recuperação em áreas de mineração. Atividades agrosilvipastoris – Tipos de degradação relacionadas à agricultura; Práticas de recuperação para áreas agrícolas degradadas; Tipos de degradação relacionadas à silvicultura; Práticas de recuperação para áreas de silvicultura degradadas; Tipos de degradação relacionadas à pecuária; Práticas de recuperação para áreas de pecuária degradadas. Princípios de ecologia aplicados aos processos de RAD. Principais estratégias de RAD. Avaliação e monitoramento de processos de RAD. Noções sobre EIA, RIMA e PRAD. Aspectos políticos e de legislação sobre RAD. Linhas de pesquisas em RAD.

Relações Solo-Água-Planta (Cód. ADP7100; 3 créditos)
Professor: Claudivan Feitosa de Lacerda.
Ementa: O sistema solo-planta-atmosfera. Mecanismos de transferência de água no sistema. Formas de translocação de minerais e substâncias orgânicas na planta. Análise da influência da disponibilidade hídrica e do excesso de sais no solo sobre os processos fisiológicos ligados ao crescimento e desenvolvimento das culturas.

Sistema de Informações Geográficas (Cód. AKP8001; 3 créditos)
Professor: Adunias dos Santos Teixeira.
Ementa: Conceitos de SIG. Estrutura Geral de um SIG. Representação Computacional de Dados Geográficos. Modelagem. Sistema de Posicionamento Global – Global Positioming System (GPS). Sistemas de Coordenadas Geográficas e Projeções. Fontes de Dados em SIG. Digitalização. Integração entre Sensoriamento Remoto e SIG. Geo-Estatística: Aplicações em Agronomia, Engenharia Agrícola; Irrigação e Drenagem e Pesca, Recursos Hídricos e Ambientais. Software Aplicado aos SIG.

Tópicos Especiais em Ciência do Solo I (Cód. AKP7222; 1 crédito)
Professor: Professores do Programa, bem como os professores visitantes, estão habilitados a lecionar a disciplina.
Ementa: Disciplina não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFC.

Tópicos Especiais em Ciência do Solo II (Cód. AKP7244; 2 créditos)
Professor: Professores do Programa, bem como os professores visitantes, estão habilitados a lecionar a disciplina.
Ementa: Disciplina não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFC.

Tópicos Especiais em Ciência do Solo III (Cód. AKP7266; 3 créditos)
Professor: Professores do Programa, bem como os professores visitantes, estão habilitados a lecionar a disciplina.
Ementa: Disciplina não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria Instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes para a formação global do estudante, não abordados nas disciplinas regulares oferecidas na UFC.

Componentes curriculares obrigatórios

  • Mestrado

Estágio de Docência I (Cód. AKP0122; 4 créditos)
Exame de Proficiência em Língua Inglesa (Cód. AKP0106; 1 crédito)
Exame de Qualificação (Cód. AKP0047; 1 crédito)
Dissertação (Cód. AKP7999; 6 créditos)

  • Doutorado

Estágio de Docência II (Cód. AKP0207; 4 créditos)
Estágio de Docência III (Cód. AKP0224; 4 créditos)
Exame de Proficiência em Língua Inglesa (Cód. AKP5555; 1 crédito)
Defesa do Projeto de Tese (Cód. AKP8016; 1 crédito)
Exame de Qualificação (Cód. AKP6666; 1 crédito)
Tese (Cód. AKP8999; 12 créditos)

Acessar Ir para o topo