Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Área do conteúdo

Egressos do Programa

O Programa alcançou excelente reputação entre as diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão, por meio da qualificação dos profissionais que atuam nessas instituições. Essa reputação tem sido reconhecida como uma significativa contribuição do Programa para a melhoria do desempenho dessas instituições.

Ao avaliar a formação de pessoal em nível de Mestrado, os egressos do Programa, originários do Ceará e de outros Estados da Federação, estão atualmente vinculados a diversas instituições: centros de pesquisa da EMBRAPA, empresas estaduais de pesquisa, INCRA, IBAMA, empresas estaduais de extensão, secretarias de agricultura, ciência e tecnologia e de meio ambiente, entidades privadas, organizações não governamentais (ONGs), institutos de ensino superior, escolas técnicas e universidades.

Antes do estabelecimento do curso de Doutorado em Ciência do Solo, muitos egressos que pretendiam dar continuidade à formação em nível de pós-graduação, buscavam outros programas que ofertavam o curso de doutorado. Atualmente verifica-se os mestres em Ciência do Solo formados pela UFC permanecem no Programa, dando continuidade às suas pesquisas no curso de Doutorado. Contudo, também há casos de pós-graduandos que desejam realizar o doutorado em outras instituições e, ao concluírem o mestrado no PPGCS, são aprovados em cursos ofertados por instituições como ESALQ/USP, UFRGS, UFV e UFRPE. É importante ressaltar que profissionais que já são docentes de universidades e/ou institutos, especialistas em solos ou em áreas correlatas (Engenharia Florestal, Geografia, Fitotecnia e Biologia), também têm buscado aprimoramento no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.

O PPGCS tem empreendido esforços para acompanhar as atividades profissionais de seus egressos. Somado a esses esforços, a Universidade Federal do Ceará lançou, em 2019, o “Portal de egressos” — https://egressos.ufc.br/nossos-egressos/ (Link para um novo site) — importante ferramenta para a coleta de dados de egressos da graduação e pós-graduação. Com base nos dados do “Portal de egressos”, para o mestrado, no período de 1982-2018, dos titulados 64% são do sexo masculino e 36% do sexo feminino. Os mestres obtiveram a titulação aos 32,7 ± 4,3 anos, com duração do curso de 2,6 ± 0,7 meses. Para o doutorado, dos titulados 52% são do sexo masculino e 48% são do sexo feminino. Os doutores obtiveram a titulação aos 32,0 ± 1,7 anos, com duração do curso de 4,0 ± 0,5 meses.

É importante destacar alguns indicadores sobre os egressos do Programa. Do que foi possível obter de informações para o curso de mestrado, nos periodo 2006-2010, 2011-2015 e 2016-2020, respectivamente, há 86%, 55% e 63% dos titulados inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas. Para o curso de doutorado, cujas titulações iniciaram em 2014, as informações são de que para os período 2011-2015 e 2016-2020, respectivamente, há 83% e 87% dos titulados inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas.

MESTRADO (Nome/ano de conclusão)

  1. George Rodrigues da Silva/1978 – Professor na Universidade Federal Rural da Amazônia.
  2. Paulo Fernando da Silva Martins/1978 – Professor na Universidade Federal do Pará.
  3. José Carlos Corrêa/1979 – Atuou como docente no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, também na Federação das Escolas Superiores do Maranhão e atualmente é Pesquisador da EMBRAPA.
  4. Hilton Luis Leite Cruz/1981 – Professor do Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem da Faculdade de Tecnologia CENTEC-FATEC CARIRI.
  5. Disraeli Reis da Rocha/1981 – Atuou como professor do curso de Agronomia na Universidade Federal do Piauí.
  6. Belisa Ramos Bezerra/1981 – Atuou como Professor Adjunto na Universidade Federal do Piauí; Coordenou o Curso de Zootecnia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo–IESM.
  7. Paulo Cézar Tadeu Carneiro dos Santos/1981 – Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia.
  8. José Maria Freire/1983 – Servidor na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará.
  9. José de Arimatéia Duarte de Freitas/1983 – Pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical.
  10. Ridvan Nunes Fernandes/1984 – Professor do Departamento de Química da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na área de Química Analítica com ênfase em sistemas de análise química em fluxo contínuo. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Automação Analítica. Foi Chefe do Departamento de Química, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e Diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão.
  11. Francisco Nelsieudes Sombra Oliveira/1984 – É pesquisador na Embrapa Agroindústria Tropical.
  12. Raimundo Nonato de Assis Júnior/1984 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. Professor Titular do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará.
  13. Paulo Furtado Mendes Filho/1985 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. Professor Titular do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará.
  14. Vânia Felipe Freire Gomes/1986 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. Atuou até março de 2018 como Professora Titular do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Portaria de Aposentadoria de 13/03/18 publicada no D.O.U em 15/03/18.
  15. José Carlos Ribeiro de Carvalho/1986 – Professor da Universidade Federal da Bahia.
  16. Fátima Rêgo da Silva/1988 – É servidora na Universidade Federal do Ceará.
  17. Lúcia Maria Silveira Mendes/1988 – Pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará.
  18. Vládia Pinto Vidal de Oliveira/1989 – Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará.
  19. Carmem Sílvia Correa Bueno/1989 – Atuou como Professora nas Universidades Federais do Acre e do Ceará.
  20. Ricardo Luiz Lange Ness/1989 – Professor na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável – PRODER na Universidade Federal do Cariri – UFCA, criada em 05 de junho de 2013, onde exerceu o cargo de vice-reitor. Entre 2006 e 2013 foi coordenador do Curso de Agronomia, vice-diretor e diretor do Campus da UFC no Cariri. Atualmente, é Reitor da Universidade Federal do Cariri.
  21. Eisenhower Carvalho Braga Gomes/1991 – Foi servidor na FUNCEME/CE.
  22. Francisco Carlos Barboza Nogueira/1991 – Trabalhou no Laboratório de Análise de Sementes – LAS do Departamento de Fitotecnia da UFC, através de um termo de cooperação técnica entre IBAMA e UFC, entre março de 2012 a maio de 2014.
  23. Sandra Cátia Pereira Uchôa/1991 – Professora Titular, lotada no Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Roraima – UFRR, vinculada ao programa de Pós-graduação em Agronomia (POSAGRO), sendo orientadora de mestrado e doutorado.
  24. José Fernandes de Melo Filho/1991 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  25. José Frutuoso do Vale Júnior/1991 – Professor Titular do Departamento de Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Roraima – UFRR.
  26. Célida Socorro Vieira dos Santos /1992. Professora da Universidade Federal de Roraima.
  27. Espedito Maia Lima/1992 – Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.
  28. Francisco Valderez Augusto Guimarães/1993 – É servidor da FUNCEME/CE.
  29. Tereza Falcão de Oliveira Neri/1993 – Professora da Universidade Federal do Ceará.
  30. Robson Rui Cotrim Duete/1993 – Professor da Faculdade Maria Milza – FAMAM.
  31. Valdinar Ferreira Melo/1993 – Professor da Universidade Federal de Roraima.
  32. Ivaldo Antônio de Araújo/1994 – É servidor na EMEPA/PB.
  33. Benedito de Brito Cardoso/1994 – Ex-docente da Faculdade de Tecnologia CENTEC, de 2002 a 2008, lotado no curso de Tecnologia de Alimentos, em Limoeiro do Norte, Ceará, onde atuou como coordenador do curso e foi responsável pelo Laboratório de Microbiologia; Foi professor substituto da Universidade Federal do Ceará, lotado no Departamento de Ciências do Solo.
  34. Maurício Moreira Filho/1994 – Atuou como Professor na Universidade de Fortaleza.
  35. Luís Alfredo Pinheiro Leal Nunes/1994 – É professor na Universidade Federal do Piauí.
  36. Ricardo Espíndola Romero/1994 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. É Professor Titular do Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Foi chefe do Departamento de Ciências do Solo e atuou na coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Solos e Nutrição de Plantas de 2004 a 2015.
  37. Francisco José da Silva/1995 – É servidor na Universidade Federal do Ceará.
  38. Maria Cristina Ribeiro de Souza/1995 – Professora do Instituto Federal do Ceará – Campus de Sobral. Coordenou o Curso Tecnológico em Irrigação e Drenagem do IFCE- Campus Sobral; é coordenadora do Laboratório de análise de solos e água para irrigação do IFCE.
  39. José Torquato Carolino/1995 – Foi (in memorian) Professor Assistente III do Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  40. Claudivan Feitosa de Lacerda/1995 – Professor do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Foi coordenador e vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola/UFC.
  41. Carlos Henrique Martins Ximenes/1995 – É servidor na Universidade Federal do Ceará.
  42. Francisco Tarcísio Pinheiro Holanda/1996 – Professor da Universidade Estadual do Ceará.
  43. Margareth Sílvia Benício de Souza Carvalho/1996 – É servidora da FUNCEME/CE.
  44. Juliane Borralho de Andrade/1999 – Professora da Universidade Estadual do Maranhão.
  45. Guilherme Viana de Alencar/2000 – Foi analista ambiental do IBAMA. Atualmente é analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente.
  46. Adna Viana Dutra/2000 – Foi professora do Instituto Centro de Ensino Tecnológico / CENTEC (2000-2008). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE.
  47. Antônio Anicete de Lima/2001 – Professor efetivo do Instituto Federal de Rondônia, campus de Ariquemes.
  48. José Roberto de Sá/2001 – Professor no setor de estudo Solos do curso de Zootecnia da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/Ceará.
  49. Herdjânia Veras de Lima/2001 – Fez o curso de doutorado na ESALQ/USP. Atualmente é Professora da Universidade Federal Rural da Amazônia.
  50. Luís Gonzaga Medeiros de Figueredo Júnior/2001 – É Professor da Universidade Estadual do Piauí e também diretor do Centro de Ciências Agrárias. Foi Pró-Reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 da mesma instituição.
  51. Simone Ferreira Diniz/2001 – Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE. Coordenou o  mestrado acadêmico em Geografia na mesma universidade  È coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos Ambientais (LEA) da Universidade Estadual Vale do Acaraú-CE.
  52. Francisco Nildo da Silva/2002 – Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Atuou como Diretor do Instituto de Desenvolvimento Rural na mesma instituição.
  53. Antônio Solon Dias/2002 – Professor da Universidade Estadual do Maranhão.
  54. Edison Fernandes da Silva/2002 – Professor do Curso de Ciências Biológicas Universidade Federal do Maranhão em Chapadinha, atuando na área de Entomologia com ênfase em fauna do solo.
  55. Mayra Fernandes Nobre/2002 – Professora da Universidade Federal do Piauí.
  56. Luciano Pedrosa de Vasconcelos/2002 – Professor da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia.
  57. Cleire Lima da Costa Falcão/2002 – Professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. De 1996 até 2014 exerceu atividades na UVA. Coordenadora do Programa de Extensão em Educação em Solos: conhecer, instrumentalizar e propagar. Coordenadora do projeto de Extensão Mostra Itinerante de Educação em Solos e Coordenadora do projeto Avaliação de instrumentos didáticos produzidos para o ensino de solos no nível Fundamental e Médio.
  58. Josileide Ferreira de Oliveira/2002 – Ministrou a disciplina de Plantio Direto no Curso Técnico Agrícola da Fundação Bradesco em Garanhuns-PE. Lecionou a disciplina Estatística Aplicada a Biologia, no Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú – IVA e as disciplinas: Ecologia de Ecossistemas Naturais e Agrossistemas e Ecologia das Caatingas, no Instituto Superior de Teologia Aplicada.
  59. Francisco Ademarzinho Ponte de Holanda/2003 – É servidor no estado do Ceará (Defesa Civil).
  60. Sebastião Cavalcante de Sousa/2003 – É Professor da Universidade Federal do Cariri – Campus Crato.
  61. Valmório Sebastião de Sousa/2004 – É servidor na Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
  62. Jaedson Cláudio Anunciato Mota/2004 – Fez o doutorado na ESALQ/USP. Professor no Departamento de Ciências do Solo, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará.
  63. Stoécio Malta Ferreira Maia/2004 – Professor do Instituto Federal de Alagoas.
  64. Francisco Alisson da Silva Xavier/2004 – É pesquisador da Embrapa e Professor Permanente no Programa de Pós-graduação em Solos e Qualidade de Ecossistemas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
  65. Cícero Pereira Cordão Terceiro Neto/2004 – É servidor na EMATER/PB.
  66. Francisco Reinaldo Rodrigues Leal/2004 – É Professor na Universidade Estadual do Piauí.
  67. Elibernon Alves da Silva/2004 – É servidor na CONAB.
  68. Arilene Franklin Chaves/2004 – Fez o curso de doutorado no PPGCS da UFC. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte. Fez Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo/UFC.
  69. Jamili Silva Fialho/2005 – Professora da Universidade Estadual do Ceará no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central e do Centro de Ciências da Saúde, modalidade a distância, e no Mestrado Profissional no Ensino de Biologia – PROFBIO.
  70. Sammy Sidney Rocha Matias/2005 – É professor da Universidade Estadual do Piauí. Prof. do Programa de pós graduação – Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) da UFPI/Bom Jesus-PI.
  71. Noel Matos de Araújo Chaves/2005 – É servidor no IBAMA.
  72. Joedna Silva Cruz/2005 – É professora no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Tocantins.
  73. Janayna de Albuquerque Queiroz/2005 – Professora da Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC); ministra aulas de Biologia para o Ensino Médio (2014).
  74. Sandro Alexandre Marinho de Araújo/2006 – Professor de Agricultura/Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Campus Cocal.
  75. Adervan Fernandes Sousa/2006 – Professor da Universidade Estadual do Ceará.
  76. Ana Maria Maia/2006 – É servidora da SEMACE/CE e doutoranda no PPG em Ci~encia do Solo/UFC.
  77. Maria Regilia de Oliveira/2006 – Atuou como Professora Temporária (2010-2012) na Universidade Estadual do Piauí.
  78. Carlos Regis Torquato Rocha/2006 – Professor do Campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  79. Eliezer de Araújo Guilherme/2006 – Atua em pesquisa.
  80. Gleidson Marques Pereira/2006 – Professor Assistente da Universidade Estadual do Pará.
  81. Rodrigo de Castro Tavares/2007 – Professor na Universidade Federal do Tocantins.
  82. Cícera Raquel Fernandes Rodrigues/2007 – Pesquisadora e Professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UniLeão) e na Vale do Rio Salgado (FVS).
  83. Ítalo Reges Neco Capistrano/2007 – Servidor da EMATERCE/CE.
  84. Gislane Mendes de Morais/2007 – Foi Professora Visitante na Escola Técnica – CEPEP da disciplina de Mecânica dos Solos para o curso Técnico em Edificações (2012-2014).
  85. João Paulo Cajazeira/2007 – Professor na Faculdade Unita/FIED, em Tianguá-CE.
  86. Antônio José Duarte de Menezes/2007 – É servidor na FUNCEME/CE.
  87. Jaime Ferrer Martí/2007 – É diretor-Presidente do IDETECNOS (Instituto de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação Social).
  88. José Maria Tupinambá da Silva Júnior/2008 – Fez o curso de doutorado no PPGCS/UFC. Foi Professor na Faculdade de Tecnologia CENTEC – Sertão Central, FATEC (2010-2012) Foi Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal de Maracanaú-CE. Atualmente é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
  89. Giovana Lopes da Silva/2008 – Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão; foi professora da (FANOR – DEVRY) no núcleo das Engenharias principalmente no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, já tendo ministrado disciplinas do Ensino à Distância (EAD).
  90. Wilber da Silveira Lucio/2008 – Ministrou aulas no SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), no CENTEC (Centro de Ensino Técnico) e na UNINOVAFAPI.
  91. Rafael Magalhães de Aragão/2008 – É professor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capanema-PA.
  92. Geocléber Gomes de Sousa/2008 – É Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Bolsista de Produtividade da FUNCAP.
  93. Wesley Rocha Barbosa/2008 – É Professor de Geografia do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino de Fortaleza desde 2007, sendo efetivado em 2010. Atuou como Coordenador Pedagógico, exerceu o cargo de Chefe da Superintendência Escolar dos Distritos da Educação 1 e 4 até assumir em 2017 a função de Gerente de Desenvolvimento Curricular da Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza.
  94. Helon Hébano de Freitas Sousa/2008 – Professor no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  95. Rafaella da Silva Nogueira/2009 – Professora na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
  96. João Paulo Bezerra Saraiva/2009 – Atuou como Professor Substituto (2015-2017) na Universidade Federal do Cariri.
  97. José Pedro Pires Torquato/2009 – Professor do Centro Universitário Estácio do Ceará.
  98. Francélio Pereira de Sousa/2009 – É analista em desenvolvimento regional da CODEVASF.
  99. Natanael Santiago Pereira/2009 – Servidor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  100. Jocimar Ayres Carlos/2009 – É servidor da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará.
  101. Elinete Pacheco Pereira/2009 – É Engenheira Agrônoma na Secretaria de Assistência Social e Agricultura Familiar do Maranhão.
  102. Francisco de Assis Nogueira/2009 – Servidor na Universidade Federal do Cariri.
  103. Virgínia Pires Pereira/2010 – Professora EMI do Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC.
  104. Aldênia Mendes Mascena/2010 – Atuou como Professora Visitante no ano de 2015 na instituição “Centro de Ensino Grau Técnico”; Carga horária: 28h; Bolsista de pós-doutorado na instituição “CAPES” (2015 a 2018).
  105. Daniel Barbosa Araújo/2010 – Fez o curso de doutorado no PPGCS. É professor do Instituto Federal do Maranhão.
  106. Erivan de Oliveira Marreiros/2010 – Professor na Faculdade Assis Gurgacz – FAG, no curso de graduação em Agronomia, coordenador e professor nos cursos de especialização Fertilidade do Solo com Ênfase em Agricultura de Precisão e Manejo e Controle Fitossanitário.
  107. Naélia da Silva de Moura/2010 – Ministrou aulas na Universidade Federal do Maranhão na área de solos (2015-2017); De 2012 a 2015 ministrou aulas na Universidade Estadual do Piauí como Professora Substituta.
  108. Antônia Gislaine Brito Marques/2010 – Fez o curso de doutorado no PPGCS/UFC. É professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Ubajara.
  109. Gustavo Henrique da Silva Albuquerque/2010 – Trabalhou como consultor (autônomo) e com ATER (EMATERCE e IDEF), agricultura familiar e orgânica e agroecologia. Também foi professor de disciplinas técnicas e coordenador do curso técnico em agropecuária em regime de alternância, assim como coordenador de estágio da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Independência – CE).
  110. Diego Silva Borges/2011 – Integra o quadro de professores do curso de Engenharia Civil da Faculdade Mauricio de Nassau, unidade Parnaíba-Pi.
  111. Sâmia Paiva de Oliveira/2011 – Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  112. Ana Leônia de Araújo/2011 – Fiscal Ambiental (servidora pública desde 2014 – atual) na instituição “Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE”.
  113. Alan Antônio Miotti/2011 – Professor da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA no Centro Universitário Luterano de Jí-Paraná, ministrando disciplinas no curso de Agronomia. Também é professor nas Faculdades Integradas de Cacoal – UNESC e na Faculdade de Ouro Preto do Oeste – RO – UNEOURO, ministrando disciplinas no curso de Engenharia Ambiental e Civil.
  114. Lydia Helena da Silva de Oliveira Mota/2011 – Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC, Câmpus Cruzeiro do Sul.
  115. Hugo Mota Ferreira Leite/2011 – Professor da Universidade Federal do Acre – UFAC lecionando nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.
  116. Rodrigo de Oliveira Girão/2011 – Fiscal Ambiental na instituição “Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE”.
  117. Luiza Souza da Cunha Filha/2011 – Atuou como professora das disciplinas de Pedologia, Física e Classificação do Solo, Produção Orgânica e Comercialização Agrícola na Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais – CCAA, em Chapadinha-MA.
  118. David Correia dos Anjos/2011 – Fez o curso de doutorado no PPGCS/UFC. É professor no Instituto Centro de Ensino Tecnológico – Governo do Estado do Ceará, CENTEC.
  119. Daniely dos Santos Barboza Severino/2011 – Extensionista na EMATERCE/CE.
  120. José Wilson Gomes dos Santos/2011 – Está cursando o doutorado no PPGCS/UFC. Atuou como Professor temporário do IFCE-Campus de Limoeiro do Norte no curso Bacharelado em Agronomia. É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
  121. Francisca Edineide Lima Barbosa/2012 – Fez o curso de doutorado no PPGCS/UFC. Atuou como Professora Substituta no Instituto Federal do Ceará – IFCE.
  122. José de Souza Oliveira Filho/2012 – Foi Professor Substituto 40h na instituição “Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici, no Departamento de Ciências do Solo”. Atualmente é Professor Substituto no Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará.
  123. José Augusto Amorim Silva do Sacramento/2012. Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará.
  124. Isabel Cristina da Silva Araújo/2012 – Fez o curso de doutorado no PPGCS. Professora efetiva na Universidade Federal do Ceará.
  125. Leo Jakson da Silva Moreira/2012 – É professor na Univesidade Federal Rural da Amazônia.
  126. Daniel Pontes de Oliveira/2012 – Pós-doutorando na Universidade Federal do Ceará.
  127. José Aridiano Lima de Deus/2012 – Foi Professor Substituto, setor de estudo: Química e Fertilidade do Solo no Departamento de Ciências do Solo/CCA na Universidade Federal do Ceará. É extensionista (Eng. Agrônomo) no Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-EMATER (IDR – Paraná).
  128. Naiara Célida dos Santos de Souza/2012 – Professora Substituta na Universidade do Estado da Bahia, UNEB, ministrando as disciplinas: Uso e conservação do solo e da água, Classificação, uso e levantamento de solos e Cartografia e geoprocessamento.
  129. Alcione Guimarães Freire/2012 – Pós-doutorando na Universidade Federal do Ceará.
  130. Rafael Cipriano da Silva/2012 – Pós-doutorando na Universidade de São Paulo.
  131. Jordânia Maria Gabriel Pereira/2012 – Bolsista da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA, trabalhando em Assistência técnica e Extensão Rural na instituição “Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE” (desde 2017 – atual).
  132. Ailton Mascarenhas dos Santos/2012 – É Engenheiro Agrônomo no instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.
  133. Alide Mitsue Watanabe Cova/2012 – É pós-doutoranda na Universidade Federal Recôncavo da Bahia.
  134. Bruno Laécio da Silva Pereira/2012 – Pesquisador Colaborador na Universidade Estadual do Piauí; bolsista de apoio à inovação na FUNARBE.
  135. Ana Paula Guimarães Santos/2012 – É professora na Faculdade UNINASSAU em Petrolina-PE.
  136. Ana Caroline de Moraes Araújo/2012 – Atuou como Professora da Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará (SEDUC – CE).
  137. Eurileny Lucas de Almeida/2013 – Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.
  138. Narciso Ferreira Mota/2013 – Servidor na Universidade Federal do Ceará.
  139. Rafaela Watanabe/2013 – É professora na Universidade Estadual de Maringá.
  140. Izabel Maria Almeida Lima/2013 – Assistente de controle ambiental 40h (desde 2018 – atual) na instituição “EMPRESARIAL SERVIÇOS E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA LTDA-ME”.
  141. Bruno Lucio Meneses Nascimento/2013 – Foi professor substituto na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL, na Faculdade Vale do Aço- Favale, e Instrutor no Senar Maranhão para o Curso Técnico em Agronegócios. Na Favale- Faculdade Vale do Aço, exerceu a Função de Coordenador do Curso de Tecnologia em Agronegócios. É revisor de diversos períodicos e Consultor Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão- FAPEMA. Atualmente é professor efetivo na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão-UEMASUL.
  142. Regis dos Santos Braz/2013 – Professor e coordenador do curso técnico em agropecuária na Escola Família Agrícola (EFA) do CENTEC em Ipueiras (CE).
  143. Emanuel Dias Freitas/2013 – Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) exercendo atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Microbiologia do Solo e Química e Fertilidade do Solo.
  144. Gabriel Nuto Nóbrega/2013 – Professor na Universidade Federal Fluminense
  145. Francisco Ronaldo Alves de Oliveira/2013 – Professor efetivo do Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Cocal.
  146. Juliana Matos Vieira/2013 – Engenheira Agrônoma da Prefeitura Municipal de Maracanaú.
  147. Cleyton Saialy Medeiros Cunha/2013 – Professor Mediador 20h na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  148. Tiago da Costa Silva/2013 – Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) – Campus Campo Maior.
  149. Carlos Vítor Oliveira Alves/2013 – Atua na área de assistência técnica e extensão rural (COFASPI).
  150. Antônio Alisson Fernandes Simplício/2013 – Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Codó.
  151. David de Holanda Campelo/2014 – É Engenheiro Agrônomo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)
  152. Thiago Leite de Alencar/2014 – Fez o curso de mestrado e de doutorado no PPGCS/UFC. É Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Pio IX.
  153. Carlos Levi Anastacio dos Santos/2014- Atua em empresa privada.
  154. Antonio Glaydson de Sousa Feitosa/2014 – Servidor na CONAB.
  155. Gildean Portela Morais/2014 – É pesquisador integrante do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEPEA/UFSC) e do Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solo (GEPACES/UFSM).
  156. Keivianne da Silva Lima/2015 – É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do SemiÁrido.
  157. Maria Gabrielle Sousa de Santana/2015 – Atuou como instrutora no curso de Gestão Ambiental da Propriedade Rural (BNB/IBAM/SENAR) e foi assessora na EMATERCE em gestão de plíticas públicas munuciapais em Caucaia-CE. Atualmente é pesquisadora do Observatório de Fortaleza (IPLANFOR).
  158. Thiago Henrique Ferreira Matos Castañon/2015 – Atua em empresa privada em pesquisas com fertilizantes.
  159. Elimário Teixeira de Oliveira/2015 – Lecionou (2011) as disciplinas de Administração e Economia Rural/Máquinas e Motores/Construções e Instalações Rurais para o curso técnico em Agropecuária no CETEP da Bacia do Jacuípe II João Campos.
  160. Francisca Gleiciane da Silva/2015 – É pesquisadora voluntária no PPGCS/Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  161. Cillas Pollicarto da Silva/2015 – É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  162. Kaio Gráculo Vieira Garcia/2015 – Recém-aprovado em concurso público, é servidor técnico em laboratório no Departamento de Ciências do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  163. André Luiz Torres de Oliveira/2015 – Professor do curso técnico em agronegócio dos cursos FiC/Pronatec, ministrando a disciplina de cultivos anuais. Carga horária total da disciplina: 60h.
  164. Crisanto Dias Teixeira Filho/2016 – Servidor na Universidade Federal do Ceará.
  165. Wiliana Júlia Ferreira de Medeiros/2016 – Atuou como Professora na Escola Estadual Monsenhor José Paulino, ministrando a disciplina Biologia, nível médio e professora voluntária no curso pré-vestibular Conexões dos saberes, projeto de inclusão social do CCA-UFPB. Atualmente é doutoranda do PPG em Ciência do Solo da UFC.
  166. Francisco Jardelson Ferreira/2016 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  167. Jaciane Rosa Maria de Souza/2016 – É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  168. Ademir Silva Menezes/2016 – Professor na Faculdade Ieducare, Tianguá-CE.
  169. José Alexsandro Guimarães Lima/2016 – É servidor do INCRA.
  170. Dimitri Matos Silva/2016 – É servidor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
  171. Francisco Ítalo Fernandes de Oliveira/2016 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural de Pernambuco.
  172. Hermano Melo Queiroz/2016 – É doutorando na Universidade de São Paulo.
  173. Cícera Juliana Cruz da Silva/2016 – Instrutora de curso de Gestão de Água pra Produção Animal (GAPA) e Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (SISMA), tutora à distância na Rede Escola Técnica Aberta do Brasil.
  174. Alessa Milena Souza da Silva Araújo/2016 – Faz parte da corporação da Polícia Militar do Ceará.
  175. Rafaela Batista Magalhães/2017 – É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  176. Vanessa Ohana Gomes Moreira/2017 – É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  177. Luís Felipe Rodrigues de Aquino Sousa/2017 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  178. Juarez Cassiano de Lima Júnior/2017 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará.
  179. Lucas de Sousa Oliveira/2017 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  180. Carlos Eduardo Linhares Feitosa/2017 – É doutorando na Universidade Federal de Porto Alegre.
  181. Alfredo Mendonça de Sousa/2017 – É servidor na Universidade Federal do Ceará.
  182. José Israel Pinheiro/2017 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  183. Ricardo Miranda dos Santos/2017 – Atuou como professor do Curso Técnico em Agropecuária no Centro Territorial de Educação Profissional do Semiárido Nordeste II, CETEP, ministrando as disciplinas de Agricultura, Granífera e Oleaginosas, Manejo de Pastagem e Forragicultura, no período de 24/08/2009 a 31/07/2010, pelo Regime REDA, cadastro 11.500.007-4, com um total de 680 horas, no período supracitado. Atualmente é doutorando do PPG em Ciência do Solo de Viçosa.
  184. Vicente Thiago Cândido Barros Alencar/2017 – É doutorando do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.
  185. Thiago Costa dos Santos/2017 – É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFC.
  186. Isabela Maria de Lima Cunha/2017 – É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFC.
  187. Tiago Cavalcante da Silva/2018 – É doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Ciência do Solo) da UFRPE.
  188. Ana Caroline Messias de Magalhães/2018 – É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRGS.
  189. Wilner Valbrun/2018 – Atua como profissional autônomo em empresa privada.
  190. Ryshardson Geovane Pereira de Oliveira e Silva/2018 – É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRGS.
  191. Marcos Giovane Pedroza de Abreu/2018 – É professor do Grupo São Lucas Educacional em Ji Paraná. Foi professor substituto na Universidade Federal do Acre.
  192. Paul-Emile Hilaire/2018 – Atuação como professor em instituição pública no Haiti.
  193. Raquel Almeida Cardoso da Hora/ 2018 – É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFC.
  194. Esraelda Amaral de Araújo/2018 – É doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFRGS.
  195. Luan Alves Lima/2018 – É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFC.
  196. Nathielly Herculano de Paula/2018 – Cursando pós-graduação em Gestão Ambiental.
  197. Tancio Gutier Ailan Costa/2019 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  198. Wesley dos Santos Souza/2019 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  199. Francisco Gilcivan Moreira Silva – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  200. Thaís da Silva Martins/2019 – É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  201. Ícaro Vasconcelos do Nascimento/2019 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  202. Nailton Rodrigues de Castro/2019 – É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.
  203. André Luis da Silva Parente Nogueira/2019 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  204. Francisco William Viana Martins/2020 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Bioquímica, na Universidade Federal do Ceará.
  205. Max Ferreira dos Santos/2020 – É doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  206. Carlos Roberto Irias Zelaya/2020 – É doutorando no Programa de Investigación Agrícola y Florestal (Universidad da Coruña)
  207. João Marcos Rodrigues dos Santos/2020 – É assessor de Ensino na Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Prefeitura Municipal de Juazeiro/BA).

DOUTORADO (Nome/ano de conclusão)

  1. Aldênia Mendes Mascena de Almeida/2014 – Atuou como Professora Visitante no ano de 2015 na instituição “Centro de Ensino Grau Técnico”; Carga horária: 28h; Bolsista de pós-doutorado na instituição “CAPES” (2015 a 2018).
  2. Bruna de Freitas Iwata/2015 – Professora efetiva (servidora pública) 40h DE do curso de Gestão Ambiental na instituição “Instituto Federal do Piauí – IFPI – Campus Teresina Central” desde 2013 – atual.
  3. Antônia Gislaine Brito Marques Albuquerque/2015 – Professora efetiva (desde 2017 – atual) e Coordenadora de Pesquisa e Extensão (desde 2018 – atual) – servidora pública – na instituição “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, no Campus Ubajara”.
  4. David Correia dos Anjos/2015 – Professor e Coordenador (desde 2014 – atual) do Ensino Técnico na instituição “Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará – Centec”; Também atua como professor na graduação e pós-graduação da instituição “Centro Universitário Estácio de Sá” (desde 2014 – atual).
  5. Ana Leônia de Araújo Girão/2015 – Fiscal Ambiental (servidora pública desde 2014 – atual) na instituição “Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará – SEMACE”.
  6. José Thales Pantaleão Ferreira/2015 – Professor efetivo (desde 2014 – atual) na instituição “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL –Campus Santana do Ipanema”.
  7. Francisca Edineide Lima Barbosa/2016 – Atuou como Professora Substituta 40h (2015 a 2017) no Instituto Federal do Ceará. É Pós-doutoranda na Universidade Estadual do Vale do Acaraú-CE.
  8. José de Souza Oliveira Filho/2016 – Foi Professor Substituto 40h na instituição “Universidade Federal do Ceará – Campus do Pici, no Departamento de Ciências do Solo”. Atualmente é Professor Substituto no Centro de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Ceará.
  9. José Maria Tupinambá da Silva Júnior/2016 – Engenheiro Agrônomo (desde 2012 – 2018) da Prefeitura Municipal de Maracanaú – CE. É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
  10. Alcione Guimarães Freire/2016 – Bolsista de Pós-doutorado PNPD 40h DE na instituição “CAPES”, atuando no Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  11. Daniel Barbosa Araújo/2016 – Professor efetivo 40h DE (desde 2016 – atual) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
  12. Wesley Rocha Barbosa/2016 – Professor efetivo (servidor público) 40h (desde 2010 – atual) na instituição: Prefeitura Municipal de Fortaleza.
  13. Roberto Albuquerque Pontes Filho/2016 – Professor efetivo (servidor público 40h) do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e Curso Técnico em Meio Ambiente na instituição “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE – Campus Maracanaú (desde 2010 – atual).
  14. Arilene Franklin Chaves/2017 – Professora efetiva (servidora pública 40h DE desde 2008 – atual) na instituição “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, campus Limoeiro do Norte”.
  15. Isabel Cristina da Silva Araújo/2017 – Professora efetiva (servidora pública 40h DE desde 2018 – atual) na instituição “Universidade Federal do Ceará – Departamento de Engenharia Agrícola”.
  16. Jordânia Maria Gabriel Pereira/2017 – Bolsista da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará – SDA, trabalhando em Assistência técnica e Extensão Rural na instituição “Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE” (desde 2017 – atual).
  17. Cleyton Saialy Medeiros Cunha/2017 – Professor Mediador 20h na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  18. Thiago Leite de Alencar/2017 – Professor efetivo (40h DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), campus Pio IX (desde 2017 – atual).
  19. José Jeremias Fernandes de Oliveira/2017 – Professor EBTT (servidor público DE desde 2016 – atual) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí.
  20. Izabel Maria Almeida Lima/2017 – Assistente de controle ambiental 40h (desde 2018 – atual) na instituição “EMPRESARIAL SERVIÇOS E ASSESSORIA ADMINISTRATIVA LTDA-ME”.
  21. Regis dos Santos Braz/2018 – Professor e coordenador do curso técnico em agropecuária na Escola Família Agrícola (EFA) do CENTEC em Ipueiras (CE).
  22. Denise de Castro Lima/2018 – Professora no CENTEC-CE. Coordena o curso técnico em Fruticultura da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Célia Pinheiro Falcão.
  23. Carlos Levi Anastácio dos Santos/2018 – Atua em empresa privada.
  24. Márcio Godofredo Rocha Lobato/2018 – Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.
  25. Nayara Rochelli de Sousa Luna/2019 – Atuou como professora EMI pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico – CENTEC e como Orientadora de TC do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica pelo instituto UFC Virtual.
  26. Cillas Pollicarto da Silva/2019 – É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  27. Eliezer de Araújo Guilherme/2019 – Atua em atividade de pesquisa.
  28. Juliana Matos Vieira/2019 – Engenheira Agrônoma da Prefeitura Municipal de Maracanaú.
  29. Kaio Gráculo Vieira Garcia/2019 – Recém-aprovado em concurso público, é servidor técnico em laboratório no Departamento de Ciências do Solo, na Universidade Federal do Ceará.
  30. Edilaine da Silva Marques/2019 – É professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
  31. Francisca Gleiciane da Silva/2019 – É pesquisadora voluntária no PPGCS/Departamento de Ciências do Solo da Universidade Federal do Ceará.
  32. Gustavo Henrique da Silva Albuquerque/2019 – Trabalhou como consultor (autônomo) e com ATER (EMATERCE e IDEF), agricultura familiar e orgânica e agroecologia. Também foi professor de disciplinas técnicas e coordenador do curso técnico em agropecuária em regime de alternância, assim como coordenador de estágio da Escola Família Agrícola Dom Fragoso (Independência – CE).
  33. Eurileny Lucas de Almeida/2020 – Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo

Acessar Ir para o topo