Egressos do Programa
Mapa de egressos do PPGCS
Notas:
Em verde = Egressos de Doutorado
Em azul = Egressos de Mestrado
- Ao clicar no marcador inserido no mapa é possível visualizar o nome do egresso, título do seu trabalho de dissertação/tese, orientador(a) e o seu local atual de atuação profissional.
- Os profissionais cuja localização atual não pôde ser identificada foram alocados no local de sua formação (DCS-UFC).
O Programa alcançou excelente reputação entre as diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão, por meio da qualificação dos profissionais que atuam nessas instituições. Essa reputação tem sido reconhecida como uma significativa contribuição do Programa para a melhoria do desempenho dessas instituições em todo Brasil e no exterior.
Ao avaliar a formação de pessoal em nível de Mestrado, os egressos do Programa, originários do Ceará e de outros Estados da Federação, estão atualmente vinculados a diversas instituições: centros de pesquisa da EMBRAPA, empresas estaduais de pesquisa, INCRA, IBAMA, empresas estaduais de extensão, secretarias de agricultura, ciência e tecnologia e de meio ambiente, entidades privadas, organizações não governamentais (ONGs), institutos de ensino superior, escolas técnicas e universidades.
Antes do estabelecimento do curso de Doutorado em Ciência do Solo, muitos egressos que pretendiam dar continuidade à formação em nível de pós-graduação, buscavam outros programas que ofertavam o curso de doutorado. Atualmente verifica-se os mestres em Ciência do Solo formados pela UFC permanecem no Programa, dando continuidade às suas pesquisas no curso de Doutorado. Contudo, também há casos de pós-graduandos que desejam realizar o doutorado em outras instituições e, ao concluírem o mestrado no PPGCS, são aprovados em cursos ofertados por instituições como ESALQ/USP, UFRGS, UFV e UFRPE. É importante ressaltar que profissionais que já são docentes de universidades e/ou institutos, especialistas em solos ou em áreas correlatas (Engenharia Florestal, Geografia, Fitotecnia e Biologia), também têm buscado aprimoramento no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Ceará.
O PPGCS tem empreendido esforços para acompanhar as atividades profissionais de seus egressos. Somado a esses esforços, a Universidade Federal do Ceará lançou, em 2019, o “Portal de egressos” — https://egressos.ufc.br/nossos-egressos/ (Link para um novo site) — importante ferramenta para a coleta de dados de egressos da graduação e pós-graduação.
É importante destacar alguns indicadores sobre os egressos do Programa. Do que foi possível obter de informações para o curso de mestrado, de todos os titulados no Programa há relato de 63% inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas. Para os períodos 2006-2010, 2011-2015, 2016-2020 e 2021-2024, respectivamente, há 65%, 59%, 62% e 56% dos titulados inseridos nessas atividades em empresas públicas ou privadas. Para o curso de doutorado, cujas titulações iniciaram em 2014, de todos os titulados no Programa há relato de 82% inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas. Para os períodos 2011-2015, 2016-2020 e 2021-2024, respectivamente, há 83%, 87% e 67% dos titulados inseridos nessas atividades em empresas públicas ou privadas..