Egressos do Programa
Mapa de egressos do PPGCS
Notas:
Em verde = Egressos de Doutorado
Em azul = Egressos de Mestrado
- Ao clicar no marcador inserido no mapa é possível visualizar o nome do egresso, título do seu trabalho de dissertação/tese, orientador(a) e o seu local atual de atuação profissional.
- Os profissionais cuja localização atual não pôde ser identificada foram alocados no local de sua formação (DCS-UFC).
O Programa dispõe de diversos mecanismos para acompanhar seus egressos. Por meio do site oficial (https://ppgsolos.ufc.br/pt/egressos-do-programa/), é possível acessar um mapeamento atualizado de todos os egressos de mestrado e doutorado. No mapa interativo, os marcadores verdes indicam os egressos de doutorado, enquanto os azuis correspondem aos de mestrado. Ao clicar em cada marcador, é exibido o nome do egresso, o título de sua dissertação ou tese, o orientador(a) e o local de atuação atualizado. Além disso, o Programa mantém um grupo no WhatsApp com forte participação de egressos e estudantes ativos, promovendo interação constante com a coordenação. A coordenação também realiza, regularmente, o envio de formulários via e-mail para atualização de informações, consolidando um banco de dados interno sobre os egressos. Complementando esses esforços, a Universidade Federal do Ceará oferece o “Portal de Egressos” (https://egressos.ufc.br/nossos-egressos/), uma ferramenta estratégica para a coleta e manutenção de dados de egressos da pós-graduação e o programa também lança mão da Plataforma Lattes do CNPq, mantendo uma vasta planilha com o detalhamento de cada um dos egressos.
O programa tem percebido que antes do estabelecimento do curso de Doutorado, muitos egressos do Programa buscavam dar continuidade à formação em outros programas de pós-graduação. Com a criação do curso em nosso Programa, houve um aumento significativo no número de mestres formados pela Universidade Federal do Ceará que optam por permanecer no Programa, ampliando e aprofundando suas pesquisas no doutorado. Ainda assim, há casos de pós-graduandos que escolhem realizar o doutorado em outras instituições. Muitos destes têm sido aprovados em programas renomados, como os ofertados pela ESALQ/USP, UFRGS, UFV e UFRPE. Adicionalmente, o Programa também tem atraído profissionais já atuantes como docentes em universidades e institutos, bem como especialistas em solos e áreas correlatas, como Engenharia Florestal, Geografia, Fitotecnia e Biologia, Engenharia/Gestão Ambiental e outras que buscam aprimoramento acadêmico e profissional no PPGCS.
Na avaliação da formação de pessoal no curso de mestrado, verificou-se que os egressos do Programa, tanto do Ceará quanto de outros estados, estão atualmente vinculados a diversas instituições. Entre elas destacam-se centros de pesquisa da EMBRAPA, empresas estaduais de pesquisa, INCRA, IBAMA, empresas estaduais de extensão, secretarias de agricultura, ciência e tecnologia e meio ambiente, além de entidades privadas, organizações não governamentais, institutos de ensino superior, escolas técnicas e universidades.
Com base nas informações obtidas sobre os egressos do curso de mestrado do PPGCS no período solicitado, constatou-se que 63% dos titulados estão inseridos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão, seja em empresas públicas ou privadas. A análise por período revelou as seguintes taxas de inserção: 65% (2006-2010), 59% (2011-2015), 62% (2016-2020) e 56% (2021-2024). No caso do curso de doutorado, cujas primeiras titulações ocorreram em 2014, observou-se que 82% dos titulados atuam em atividades relacionadas a ensino, pesquisa ou extensão em empresas públicas ou privadas. Ao considerar os períodos avaliados, as taxas de inserção foram de 83% (2011-2015), 87% (2016-2020) e 67% (2021-2024).