Apresentação
A Pós-Graduação em Agronomia – Solos e Nutrição de Plantas – foi criada em 1976 com o curso de mestrado. Em 2011 foi iniciado o curso de doutorado buscando ampliar a formação de recursos humanos com capacidade de pesquisa e poder criador, enfatizando os estudos no semiárido brasileiro. Em 2016 houve a alteração do nome para Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo.
O Programa está vinculado ao Departamento de Ciências do Solo (DCS), do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará. Além dos professores do DCS, o programa também conta com a participação de professores de outros Departamentos, tais como Engenharia Agrícola, Fitotecnia e Bioquímica.
O Programa vem obtendo êxito em parcerias interinstitucionais (nacionais e internacionais) e na aprovação de projetos com financiamentos da CAPES (Procad, Cooperação Internacional, Prodoc, Pró-Integração), CNPq (Universal, Casadinho, PNPD, Pró-África), BNB (Fundeci), FUNCAP (DCR, Programa de Infraestrutura Laboratorial) e Petrobrás – ANP. Atualmente o Programa apresenta conceito 4 (quatro) junto à CAPES, com tendência de se consolidar e se expandir, contribuindo com a formação de pessoal e gerando conhecimentos necessários à sociedade.
Missão
O Programa tem a missão de, por meio dos cursos de Mestrado e Doutorado, proporcionar aos estudantes formação científica ampla e aprofundada, desenvolvendo a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Visão
Ser reconhecido como Programa de excelência em Ciência do Solo.
Valores
Formação de recursos humanos, pesquisa e inovação em ciência do solo com sustentabilidade ambiental.